domingo, 8 de maio de 2011

Marcelino Qualquer Coisa na Globo

Luciano Huck está apresentando mais um de seus “generosos” quadros, para ajudar o povo brasileiro. É o quadro “Mandando Bem” que visa premiar o “empreendedorismo” nato do povo brasileiro, jogando um caminhão de dinheiro no negócio de algum “exemplo” que ele vai encontrar nos mais distantes recôntidos rincões brasileiros. De quebra, aproveita e ensina o povo em geral como é que se faz um negócio de verdade.

O primeiro programa foi ao ar ontem, dia 07 de maio. Foi lá longe, no interior de Tocantins, na pequena cidadezinha de Araguacema. Lá, Huck localizou o jovem Marcelino, que construiu uma “tosca” academina de musculação, a Bola de Ferro, produzindo alteres e outros aparelhos de peso com uma porção de objetos que tinha a sua volta. A fantástica engenhosidade de Marcelino foi traduzida pelo dicionário de Huck como “empreendedorismo”e, para ajudar o jovem empreendedor, o apresentador da Globo arranjou-lhe uma academia completamente nova: aparelhos produzidos com a mais “moderna” tecnologia; um lay out de “encher os olhos” e até uma ilha para venda de sucos e lanches. E, ainda, 25 mil Reais para Marcelino aguentar o tranco do novo negócio, até que ele amplie a clientela e se torne efetivamente lucrativo.

Bacana! Huck e sua equipe de produção deixaram de perceber o mais extraordinário em Marcelino: ele criou uma tecnologia viável em seu ambiente para a produção de equipamentos de musculação. Esta tecnologia, Huck transformou em lixo e substituiu pela magnitude dos aparelhos que o capital de Globo e seus patrocionadores jogou no negócio do Marcelino. A criatividade e a engenhosidade, capazes de fazer com que se multipliquem idéias e empreendimentos inovadores em todo o Brasil, não valeram nada.

Claro. Viram o pitoresco da academia improvisada. Não olharam para o Marcelino. Tanto é que, na página do Huck no site da Globo, gastaram milhares de palavras para falar do quadro “Mandando Bem” e do “empreendedorismo nato” do povo brasileiro... nas não conseguiram, em nenhuma mínima frase, duzer o nome completo do fantástico “exemplo”. Falaram só do Marcelino. O Luciano é Huck. O Abílio é Diniz. O Roberto é Marinho. E o Marcelino? Qualquer Coisa.

Um comentário:

  1. Marcelino Pão e Sangue (garra)!!!

    bem lembrado,
    bem postado!

    uma ótima semana para tí

    ResponderExcluir